Acéfalos: Dia da Consciência Negra - Homenagem a Zumbi

segunda-feira, novembro 20

Dia da Consciência Negra - Homenagem a Zumbi

Zumbi (1655-1695) nasceu num dos mocambos que constituíam o quilombo dos Palmares. Foi capturado, recém nascido, em uma das muitas expedições militares contra Palmares e foi dado de presente a um padre, ganhando de batismo o nome de Francisco. Com quinze anos de idade fugiu com um grupo de escravos de volta para o quilombo dos Palmares, livra-se do antigo nome, passando a ser Zumbi, que significava "Deus da Guerra", "Fantasma Imortal" ou "Morto Vivo". Aos dezessete anos já é chefe guerreiro derrotando a quinta expedição armada contra Palmares. É nomeado rei de Palmares quando insurge-se contra um duvidoso acordo de paz feito entre Ganga Zumba, primeiro rei do quilombo, e o rei de Portugal em 1678. Zumbi não acreditava que os brancos honrassem os termos da paz, insistindo em que a luta era a única forma de continuarem livres. Só é morto em 1695, delatado por um dos chefes palmarinos de sua confiança.

Quilombo significa "sociedade guerreira". O quilombo dos Palmares durou praticamente um século, foi o maior e mais duradouro dos muitos que existiram na América, representando um estado negro dentro do estado escravagista brasileiro. Ocupava uma área de 27.000 quilômetros quadrados, equivalente a Alagoas, era constituído por nove mocambos ou povoados com um total de 20.000 habitantes em uma região extremamente fértil, banhada por vários rios e fauna e flora extremamente diversificadas. Tudo era produzido de forma comunitária, além da agricultura praticavam o artesanato e a metalurgia. Por possuir um ideal comunitário extremamente forte, possibilitando um igualitarismo que o sistema colonial negava e por ter-se formado sob a inspiração do sentimento de liberdade , Palmares representava um ameaça aos senhores de engenho e precisava ser destruído. Depois de sofrer nove expedições armadas (entradas) durante quase cem anos, Palmares é destruído por Jorge Velho e seus bandeirantes.

A história de Zumbi e do quilombo dos Palmares é mais um exemplo entre muitos na história da resistência à escravidão no Brasil. Foi o primeiro grande ato de rebeldia contra o sistema escravista colonial e o poder em nossa história. Palmares nos motiva a lutar contra o "mito da democracia racial", do "negro dócil", Zumbi representa o negro rebelde que lutou pela liberdade até a morte. Ontem Zumbi lutou contra os interesses dos poderosos de sua época, hoje ele vive em todos aqueles que lutam contra a escravidão capitalista, que ainda mantém os negros e a maior parte do mundo presos às correntes da exclusão social.

O mundo ocidental evoluiu às custas das riquezas da Africa e do trabalho braçal do negro. Até hoje vemos resistências em que os excluídos, em sua maioria negros, consigam ter as mesmas oportunidades que os demais. Grande parte dessas oportunidades passam por políticas públicas e de educação ao povo de que a diversidade da raça humana não deve ser motivo de segregação.

Ainda hoje ouço as frases: "O preto tem que saber o seu lugar", "Os pretos tem que sofrer mesmo", "Não quero meu filho casando com uma preta, imagine o que vão falar? E os filhos então, vão sofrer preconceito pro resto da vida".

O Dia da Conscîência Negra foi criado como intuito de lembrar aos negros de seu passado, de todo o mal que acometeu a sua raça, de todos aqueles irmãos de raça que morrem de fome na Africa apesar de terem abaixo do solo riquezas. Ter consciência da humilhação, mesmo depois da abolição.

Para que resgatem sua auto estima, como uma raça forte, que conseguiu sobreviver mesmo depois de séculos de exploração. Para que resgatem sua cultura, sua dança e suas artes marciais. Para que resgatem sua religião se permitindo aos chamados de seus Orixás.

3 Comments:

Blogger Marco Aurélio said...

Philip

No Dia Nacional da Consciência Negra gostaria aproveitar para denunciar o tipo de barbaridades que a Petrobrás tem incentivado. Já ouviu falar no“filme”

Manual Para Atropelar Cachorros

O protagonista deste “filme” de noite, para “relaxar”, atropela cachorros. Como a Petrobrás tem a covardia de patrocinar uma barbaridades dessas !? Mandei um e-mail de repúdio para a Petrobrás. Se puder faça o mesmo. Obrigado

Marco Aurélio

4:21 AM  
Blogger Fernando Santana Jr said...

Vim comentar sobre o dia da consciência negra negar e encontrei esse relato sobre um filme desses.
Como sou contra a ditadura do politicamente correto, não posso ser favorável a qualquer medida restritiva a um modo de pensar não compatível com o meu e que, por acaso, é o da maioria.Mesmo porque toda a minoria (mesmo a dos idiotas) tem o direito de se expressar livremente, apesar da maioria discordante.Afinal, não é esse o principal argumento de defesa do povo politicamente correto aos grupos minoritários?Ninguém pode ser oprimido!
O único argumento que considero tolerável é o de submeter o apoio financeiro de uma instituição pública a uma apreciação do verdadeiro investidor (o povo), mas como isso seria praticamente impossível...

9:34 AM  
Blogger utopiadaimagem said...

É uma questão sem fim esta que gira em torno da consciência negra. O "Dia Nacional da Consciência Negra",apesar do título expressivo e bem construído para esta data, acaba por ter sua intenção diluída a respeito da secular/milenar vontade dos povos de raça negra de serem vistos/tratados como não-diferentes. Por exemplo, eu não ouço falar com tanta ênfase de um "Dia Nacional da Consciência Nipônica", e volta e meia não escuto algum amigo falar que acha um 'racismo hipócrita' todas as piadas que se fazem sobre japoneses e coisa e tal. Está claro e cientificamente provado que nós seres humanos possuímos diferenças de raças aqui e alí, mas especular tanto sobre isso é tão interessante quanto passar séculos dissertando sobre a importância do cajú e sua diferença do abacaxi! Mas enfim, a discussão não deixa de ser fundamental. Porém, da forma como é feita, me parece muito ultrapassada e mesmo equívoca. É uma pena que todas estas datas que existem para legitimar/afirmar a igualdade negra não sejam convertidas em festivais com muita bebida, comida e música! Como fazem os japoneses, italianos, judeus...

8:16 AM  

Postar um comentário

<< Home