Acéfalos: Conflitos D'além Mar I (Sudão)

segunda-feira, setembro 18

Conflitos D'além Mar I (Sudão)

Surgiu sob os holofotes da impresa de política internacional uma entrevista com George Clooney discursando sobre a crise no Norte do Sudão!

Pareceria piada, se não fosse real. George Clooney é gente que faz. Partiu para a Africa junto com seu pai e realizou um documentário sobre àquele país.

Quando retornou, sensibilizado com o que viu, dirigiu-se à ONU juntamente com Elie Wiesel (ganhador do prêmio Nobel da Paz em 1986) para advertir o Conselho de Segurança que o mundo será responsável por outra Ruanda se não contiver as atrocidades na região.

Disse Clooney: -De muitas formas isso é injusto, não obstante, a verdade é que este genocídio será sua responsabilidade. Como lidar com isso será o seu legado. Sua Ruanda, seu Camboja e seu Auschwitz.
Disse ainda que a ONU foi criada exatamente no intento de que não ocorresse atrocidades como na 2° guerra.

O Conselho de Segurança já tentou timidamente tomar providências no Sudão, porém só seria permitida a entrada de tropas ou ajuda humanitária com o consentimento do governo local, que claro não permite.
Sobre isso Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto, declara ao conselho que "a passividade ajuda o opressor, não o oprimido". E lembrou Ruanda onde houveram entre 600 mil e 800 mil seres humanos assassinados.

Quanto a isso Clooney complementou: "O Sudão está enviando tropas à região para combater os rebeldes, que não assinaram o precário acordo de paz de maio. A União Africana tem cerca de 7 mil soldados em Darfur, com um mandato até 30 de setembro. Essa força carece de pessoal, dinheiro e equipamentos.
Depois de 30 de setembro, vocês não vão mais precisar da ONU. Vão precisar apenas de homens com pás, lençóis brancos e lápides ".
"Os Estados Unidos chamaram de genocídio. Para vocês, é chamado de limpeza étnica. Mas não se enganem: é o primeiro genocídio do século XXI. E se continuar livremente não será o último - disse o ator.

Tudo muito bonito, compramos a idéia que os rebeldes no Sudão precisão de ajuda contra o governo Muçulmano, mas o que mais está por trás dessa crise?

Porque um país tão pobre como o Sudão, que conta com 400 tribos diferente que se utilizam de dialetos diferentes, e mesmo após as colonizações francesa e britânica, não houve unificação do idioma no país. 85% da população vive da agricultura de subsistência e do pastoreiro, chamaria a atenção da OTAN e da ONU.
Porque os EUA unidos estariam empenhados em uma campanha de guerra num país que está em guerra há 300 anos entre as tribos e que somente no último conflito gerou 200 mil mortes e 2 milhões e meio de refugiados. Somente na região do conflito há 35 grupos étnicos diferentes. Os grupos tentam se apoderar do pouco espaço que sobrou da planície de Darfur em que há água e pastagem!!??

As respostas:

As tropas da União Africana só tem permissão de continuar no país até 30 de setembro. Após esse período abre-se pressuposto para uma incursão da OTAN, EUA, quem quiser pode entrar na festa.

O governo que se instalou no Sudão em meados dos anos 90 de cunho islâmico abrigou Osama Bin Laden no país até 2000, tornando-se as vistas dos EUA um país terrorista.
O subsolo do Sudão é rico em petróleo e gás natural, mas as sanções dos países ricos e as constantes batalhas não permitiram que essas riquezas fossem exploradas. O país está geografiamente em posição estratégica uma vez que faz divisa com o Egito e ficaria de frente para a Arábia Saudita pelo Mar Vermelho.

Conclusão: Um incusão seja pelos capacetes azuis ou pelos EUA não trariam a paz, a independência, a justiça e a evolução do país. Trará apenas mais mortes, mais pobreza e medo, muito medo.
Na última vez que os EUA foi ao Sudão, um navio americano lançou um míssil em uma fábrica de medicamentos (1998). Como é de praxe dos EUA primeiro destroem a infra estrutura do país, depois invadem para facilitar a conquista de território.

Todo esse barulho para defender uma em 400 tribos existentes num país de guerra pela água. (Talvez ajudasse mais os refugiados, se os matassem todos de uma vez e abreviassem tamanho sofrimento).

Bush invadiu o Iraque na marra, e agora quer que o mundo peça para invadir o Sudão.

O que o Sudão tem a ver conosco? Nada? Será mesmo?