Acéfalos: POR ONDE ANDA ULISSES GUIMARÃES

segunda-feira, fevereiro 20

POR ONDE ANDA ULISSES GUIMARÃES

Ulysses Guimarães foi o arauto do povo em busca da Democracia no país. Ele só não sabia do fiasco que se tornou o governo civil que sempre defendeu. Governo oligárquico, sem programa para o desenvolvimento da população. E o detalhe maior é que no governo sempre se sucederam amigos e aliados desse grande homem.

Ulysses Guimarães foi um político paulista. Um dos mais importantes líderes da oposição durante a ditatura militar, destacou-se na campanha das Diretas Já e presidiu o Congresso Constituinte.

Conquistou a simpatia e confiança popular. Considerado honesto e sincero, estabeleceu o paradigma da verdadeira cidadania.

Apoiou o regime militar de 1964, mas logo entrou para a oposição, filiando-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Ulysses não disfarçou seu apoio à Revolução de 1964. Quando percebeu que era golpismo puro, mudou de lado. A reforma partidária o colocou no oposicionista MDB.

Iniciou uma cruzada democrática. "É o anticandidato que vai percorrer o País, denunciando as antieleições", anunciou. Em algumas cidades, havia a promessa de que seria recebido à bala. Ainda na ditadura, em Salvador, enfrentou policiais simplesmente colocando a mão no cano de um fuzil enquanto os cães ameaçavam os correligionários. "Baioneta não é voto e cachorro não é urna", discursou em seguida.

Como explicar que nunca tenha sido cassado nem preso, mesmo depois de chamar Geisel de Idi Amin Dada, o truculento ditador da Uganda? "Ulysses era um símbolo tão importante da resistência que, se os militares o prendessem, os grupos guerrilheiros e a luta armada ganhariam força.

Em torno de uma garrafa de aguardente de pêra (poire, em francês), foi inspirado a montar o cronograma das Diretas Já! Com pulso firme, conduziu a Assembléia Constituinte de 1988 e promulgou a "Carta Cidadã", como a batizou. Em 1989, concorreu ao Palácio do Planalto e obteve seu maior fracasso político. Terminou as eleições em sétimo lugar.

Após o impeachment de Collor, como descanso merecido, viajou com os amigos para Angra dos Reis (RJ). Na segunda-feira 12 de outubro de 1992, o helicóptero que o levava de volta a São Paulo caiu em alto-mar, em meio à tempestade. Os corpos do piloto, de dona Mora, do senador Severo Gomes e de sua esposa foram resgatados. Só faltou o de Ulysses. Por onde andará o este Homem, este Mito!