Acéfalos: Ahmadinejad (Irã) visita Brasil no início de maio

segunda-feira, abril 27

Ahmadinejad (Irã) visita Brasil no início de maio

Fonte: Folha de S. Paulo

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, visitará Brasília na primeira semana de maio (...).

A data da visita, inscrita na agenda do Itamaraty nos dias 5 e 6 de maio, ainda está sujeita a ajustes. Mas os governos brasileiro e iraniano já estudam em conjunto detalhes de programação e logística.

(...)Segundo diplomatas brasileiros, a hesitação inicial do Itamaraty quanto a receber o controverso presidente --que defende varrer Israel do mapa, questiona o Holocausto e recusa pressões para suspender o programa nuclear iraniano-- foi dissipada pelos recentes acenos dos EUA a Teerã.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva calcula que receber Ahmadinejad hoje não traria tanto risco político às ambições de colocar o Brasil entre os protagonistas do cenário diplomático global.

Laço
Em janeiro de 2007, o próprio Lula convidou Ahmadinejad a Brasília, quando se encontraram em Quito para a posse do presidente Rafael Correa.

Meses depois, Lula afirmou, ao lado de Bush e em plena residência oficial de Camp David (EUA), que o Irã "tem problemas com outros países, não com o Brasil".

A visita de Ahmadinejad deve irritar a comunidade judaica brasileira, que havia repudiado a ida do chanceler Celso Amorim a Teerã, em novembro, e a retribuição pelo colega iraniano Manouchehr Mottaki, no mês passado em Brasília.