Acéfalos: Barril de Pólvora!

quinta-feira, março 12

Barril de Pólvora!

Às vésperas do 6° aniversário da ocupação americana ao Iraque, é sempre bom fazer algumas reflexões sobre o saldo do conflito.

Saddan Hussein, foi apoiado por Ronald Reagan para assumir o poder no Iraque em 1979 com a missão de não deixar governos xiitas, pró Irã, se fortalecerem na região.
Saddan conseguiu a façanha de modernizar o país, em infra estrutura, saneamento básico e em educação.
Cumpriu o dever de manter os xiitas quietos, enfrentou o Irã com por 5 anos e tentou expulsar os curdos do país (seu grande equívoco que lhe valeu a sentença de morte).

Em 1989, Saddan queria retomar a região do Kweit para o Iraque e quando percebeu que a OTAN não apoiaria, resolveu agir por conta própria (território que lhes foi tirado na divisão da 2° guerra) .
Como muitos petroleiros europeus e americanos possuíam poços no Kweit, os mocinhos EUA declararam guerra ao Iraque em 1991.

Daí por diante houve o rompimento da aliança entre os dois países. Os EUA criaram embargos econômicos e controle de produção de armas até culminar na sede de petróleo de Bush e os republicanos (acionistas em empresas de petróleo e armas), para adquirir mais esse mercado.

Dois meses antes do ataque de 20/03/2003, Os EUA presssionaram a ONU para liberar o ataque ao Iraque sob o pretexto que o país escondia armas de destruição em massa e financiavam a Al Qaeda.

O primeiro ataque ocorreu em 20/03/2008 com transmissão ao vivo para todo o mundo.
Os alvos daquela madrugada foram: O parlamento, quartéis, hospitais e a biblioteca nacional de Bagdá (patrimônio da humanidade e mais antiga do mundo).

Seis anos depois e nada foi encontrado.

A guerra custou até hoje a bagatela de 1 trilhão de dólares somente no conflito contra o Iraque. Custou cerca de 5 mil soldados norte-americanos e cerca de 100 mil civil foram assassinados, sem contar os que morreram por falta de comida ou de assistência médica.

Os americanos apoiaram os fracos xiitas (Jalal Tabalani e Nouri al Maliki) do Iraque a assumirem o poder... assim como apoiaram o fraco sunita Saddan no passado...