Acéfalos: Governo Legislativo de volta ao Status Quo

quinta-feira, fevereiro 12

Governo Legislativo de volta ao Status Quo

O tempo passa, o mundo gira, a dança das cadeiras no poder dão lugar a novas pessoas, mas eis que as coisas sempre voltam ao que eram....

Enquanto FHC era presidente, por diversas vezes vimos Sarney e Temer se revezarem no poder entre as casas. Naquele tempo, a alternancia de poder ocorria com o revezamento de que alguém do PSDB também detinha a presidência de alguma das casas, mas o conchavo sempre está posto.

O segundo mandato do governo Lula nem chegou na metade e temos nas duas casas, abancados os arautos do atraso desse país. Sarney e Temer dominando as casas em que se vota como o governo gastará o dinheiro. Isso com certeza trará muitas benésses financeiras ao PMDB a receber verbas para seus governadores e prefeitos e o quanto disso será desviado, só Deus sabe.

A vitória de Sarney tem outro fator muito importante no cenário político atual. Com a saúde do vice presidente José Alencar cada vez mais frágil, na ausência de Lula, quem assume é o presidente do Senado (José Sarney) e se Sarney não puder responder, Michel Temer assume interinamente.

O apoio do PMDB foi importante na governabilidade durante a crise do mensalão (alguém lembra dessa crise?). O preço que o PT está pagando poderá ser alto demais. A ponto até do PT apoiar o candidato do PMDB nas próximas eleições dependendo do pleito.

O que isso tudo muda na nossa vida: muito pouco. Mas é interessante aprendermos como as coisas acontecem nesse macro universo e ver que o mundo dá volta ao redor do Sol, mas no final volta para o mesmo lugar.

Não é meio parecido com as nossas vidas? Com a nossa natureza?