Acéfalos: Economia Xiita x Ocidente

segunda-feira, março 9

Economia Xiita x Ocidente

Tanto o Capitalismo, como o Comunismo sofrem entraves pelo desperdício de recursos com burocracia gerando corrupção e dificuldades para que o dinheiro chegue à população.

Além de que o dinheiro circulante acaba sendo recolhido por duas ordens: O Estado e a Igreja.
Os impostos para o Estado sobre tudo aquilo que se produz e tudo aquilo que se adquire arroxa a massa assalariada, além das declarações de imposto de renda. E o Dízimo da igreja, que corroi ainda mais a receita do povo pobre.

A igreja católica utilizou da separação entre Estado e Igreja (idéia revolucionária à 2000 anos atrás) para lançar seus tentáculos para todas as partes do mundo. E usar da esperança da vida eterna para angariar seus tostões.
Os governos gostaram da idéia, pois se é mais importante o além vida, há uma boa desculpa para o sofrimento e a pobreza por aqui.

No modelo Xiita é recolhido apenas o dízimo das pessoas físicas e uma alíquota sobre a indústria e pronto. Reduzindo o aparato do Estado e uniformizando as taxas para todos. A igreja não precisa fingir isolamento do Estado e vice-versa.

É claro que não é um paraíso. Mas a população só é roubada uma vez.

Os Aiatolás recolhem o dinheiro que é distribuido entre as famílias dos xeiques e a igreja. Sobra algumas migalhas para infra-estrutura do país e só.

No modelo xiita não existe amparo do Estado ao cidadão. Existe sim, o amparo da Igreja ao cidadão que tem que obedecer às ordens dos sacerdotes até a lavagem cerebral. Levando a população a agir de forma obediente sem revoluções.

Funciona?
Sim. Uma vez que há manutenção da paz, da ordem, da diminuição da violência...

É errado?
É, afinal de contas, cerca de 70% do povo muçulmano xiita é analfabeto, não tem saneamento básico, nem o mínimo de comida para subsistência.

Mas funciona bem, pois o povo trabalha com vontade e com a motivação de garantir o mínimo para se manter vivo: comida e roupas.

Resumindo o Ocidente, este passa ser um grande teatro. Todos vestindo fantasias e decorando suas falas, prometendo mudar tudo para continuar tudo como está.

A crise norte-americana é prova da ilusão do capitalismo, com suas apostas na bolsa para ver quem vale mais dinheiro, e que no fundo, nada é tangível.
E quando a brincadeira acaba, porque alguém "levou a bola embora", o mundo desaba, pois o modelo não se sustenta.