Acéfalos: O Drible Contra a Morte (Parte XII)

quinta-feira, setembro 9

O Drible Contra a Morte (Parte XII)

Ah, o valor do momento...

Existem grandes controvérsias sobre as definições de momento e instante.
As definições se misturam e criam uma imagem de sinônimos.
Mas eu acho que não!

Vejo o momento como uma partícula especial da nossa memória.
Me imagino guardando meus momentos em gavetas. Categorizando-os em lembranças. E essas dançam na mente nos confundindo em suas identidades: são boas ou ruins?

Acaba, que, conseguimos controlá-las de alguma forma e fazêmo-nas durar segundos ou até décadas. Pareço um gato brincando com uma bola de lã quando evoco lembranças de momentos da minha vida.
Me delicio com alguns momentos de minha adolescencia, e os sinto vívidos como se agora os vivesse.



Mas por vezes não temos domínio dos momentos. Eles mesmos saem do casulo e nos tomam de assalto. Sem permissão nos invadem trazendo noltalgia, alegria, arrependimento, culpa e até insights.
Os momentos também sabem se esconder. Boa parte de minha infancia está esquecida e poucas são as memórias que tenho de lá. Graças ao meu amigo Jean algumas lacunas vem sendo reparadas...

Enquanto momento é definido como um "breve período de tempo", podemos dizer que o instante é algo que está próximo a sobrevir, algo iminente. Isso me faz pensar que o instante tem vida própria também, mas dispara ansiedade.

Saber que naquele instante em que...
Só um instante, por favor...


São frases que precedem um acontecimento. O instante mostra uma fração de segundo, um estalo, não se contam instantes e sim lembranças de momentos.

Vivemos num mundo que quer ter controle e segurança sobre as situações. Mas não conseguimos controlar a força que temos na nossa psique para guardar ou evocar certas lembranças, fazendo do momento um fenômeno especial.

E o mais importante disso: Se você tem momentos, você tem uma biografia para contar, você É.

Poesia incidental:

CERTO MOMENTO,
INCERTO INSTANTES,
CERTOS E ERRADOS QUE DIFERENÇA FAZ,
POR UM MOMENTO PENSEI
QUE O INSTANTE TINHA SUMIDO,
ENTÃO ME PERGUNTEI: - PARA ONDE SERÁ QUE ELES FORAM

http://recantodasletras.uol.com.br/pensamentos/2481912