Acéfalos: Não era para ser

terça-feira, março 28

Não era para ser

Todo mundo pelo menos uma vez na vida já ouviu essa frase.
Seja quando levou um fora de uma garota, ou quando não conseguiu um emprego, ou quando foi demitido do emprego, ou ainda quando uma viagem há muito planejada não aconteceu.
Sempre ouvimos: "Ah, não liga não. Se não aconteceu é porque não era pra ser"
O que você acha disso? Eu acho que essa frase é o consolo mais esdruchulo que alguém já criou.

O "não era pra ser" tira a responsabilidade do fracasso da pessoa não ter conseguido. Minimiza a falta do algo mais para a pessoa ter conseguido seu objetivo. Celebra a falta da auto superação. Imbute no outro ou no destino o seu fracasso.
É um substituto do: " É porque Deus não quis". "Esse/Isso não era para você".

Numa percepção mais ampla esse tipo de frase remete o indivíduo a ser um joguete do destino e desestimula o seu potencial para futuras ações. Acende a raiva para com a vida e a resignação sobre sua condição humana.
O "Não era para ser" é hoje um dos maiores inimigos do "super homem" de Nietzsche. Como sabemos, super homem para Nietzsche é o homem que buca superar constantemente a sua condição (auto superação constante pelo desejo de poder).

Exemplo: O indivíduo deseja ser presidente de uma empresa. Chega a Vice presidencia e após algum tempo é trocado por outra pessoa no cargo. Ele não se superou, nem alcançou seu desejo, mas com certeza ele vai ouvir: "Não era para ser" invés de: "você errou a não ser mais arrojado nas suas ações no cargo". Ou seja, cala os motivos reais da derrota não dando margem a reflexão das ações positivas e erros cometidos para uma experiência futura.
O que vai acontecer com essa pessoa? Possivelmente ficará satisfeito com um cargo de diretor em qualquer lugar.

Somente com sua superação é possível conseguir concretizar os próprios desejos.
É claro que ninguém gosta de ficar ouvindo as críticas de suas falhas o tempo todo. E afinal de contas porque ninguém alertou antes, não é verdade?
Para isso existem outras frases que caem bem quando seu amigo estiver numa pior. Entre uma crítica e outra diga: "Na próxima você consegue" e/ou "Você é bom no que faz e fará melhor ainda no futuro", etc.

Para os que querem o sucesso, nunca se deixem dominar pelo espírito do "Não era para ser" pois ele leva nossa alma a um patamar inferior e nos relega à condição de vencidos e não de guerreiros.

Para aqueles que dizem para si mesmo essa nefasta frase, ela não passa de uma defesa para quem não quer se arriscar e prefere não enfrentar o medo. Medo do fracasso ou medo da vitória.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

7:03 PM  

Postar um comentário

<< Home