Acéfalos: Geise - Vestido Vermelho na UNIBAN

terça-feira, novembro 10

Geise - Vestido Vermelho na UNIBAN

Dos fatos:

Aluna chega na faculdade pronta para ir à balada. Com um vestido curto cor-de-rosa,decide subir pelas rampas invés das escadas que é o caminho mais rápido. Começa a receber gracejos de alguns rapazes.
No caminho deixa sua carteira cair no chão e se abaixa para pegar. Aumentam os gracejos dos rapazes.
Há relatos de que ela levantava um pouco mais o vestido para as pernas ficarem mais á mostra e provocar os admiradores.
Ao chegar no andar de sua sala de aula,resolve tirar algumas fotos com os admiradores. E mesmo depois de ter entrado na sala, ela saía para tirar mais algumas fotos.
Com isso se fez um grande tumulto em frente à sua sala. Ao ir ao banheiro o grupo aumentou mais e a faculdade saiu do controle.
Foi necessário chamar a polícia somado ao grupo de professores e algumas amigas da aluna para que ela saísse com maior sensação de segurança envolta a um avental.

Começou aí a hostilidade à Universidade:"Alunos grosseiros", "Vândalos", "Bando de ignorantes", "Intolerantes", "preconceituosos".
Os alunos da UNIBAN foram chamados de tudo!"UNIBAN TaleBAN" "UNIBAN UNIBurca" "universotários" "machistas". ela foi hhumulhada, perseguida, vítima de assédio!!!

Após inquérito aberto pela faculdade os fatos acima foram evidenciados e a decisão da UNIBAN foi pela expulsão.

Essa foi a senha para que os aproveitadores de planão entrassem em cena.
Não bastava o já demonstrado exibicionismo da protagonista da cena os Direitos Humanos, Entidades de Defesa da Mulher, a UNE (União Nacional dos Estudantes), a imprensa marrom (incluindo a Rede Globo) todos se aproveitaram.

A faculdade voltou atrás da decisão.

Comentário sobre o caso:

Trata-se de um fenômeno que extrapola a instituição e os alunos como indivíduos. Foi uma atitude coletiva, um evento de massa.

Como todo evento de massa, a massa age por instinto. Um instinto coletivo e irracional que tem por finalidade manter o equilíbrio ou reagir ao diferente.
O diferente neste cas foi além do figurino, as atitudes da aluna que se portou de forma desproporcional com o que a faculdade está acostumada.

A Faculdade é um sistema vivo em que professores, secretários, faxineiros e alunos interagem a todo momento. o fenômeno se deu como uma reação de defesa da comunidade acadêmica para com as atitudes da aluna.

A expulsão ou não da aluna não importava, pois o simples fato dela pisar novamente na faculdade fará com que alguém a hostilize, e agora não mais pelo vestido ou pelo exibicionismo e sim pela repercussão negativa para a imagem dos alunos e da UNIBAN perante toda a sociedade!

Critério político: A Universidade sabendo da repercussão de mídia deveria ter tomado outra atitude: Uma advertência escrita para a aluna e uma nota para imprensa:

"Aos interessados,

Tomamos a providência de advertir quanto a atitude exibicionista da aluna perante à instituição, pois achamos que o fato provocou a atitude desmedida dos alunos.

Em contrapartida, estamos elaborando um evento na Universidade com os professores de Sociologia e Psicologia Social para promover melhores comportamentos dos alunos.

A aluna Geise será convidada a pedir desculpas para todos alunos, assim como já o fez para o corpo docente neste mesmo evento para promover a paz e o bom relacionamento entre todos e que esse episódio sirva para que todos, UNIBAN, alunos e sociedade aprendam a viver em uma sociedade mais respeitosa e tolerante"


Pois é, Depois que acontece é fácil dar a resposta certa. Mas fica aqui o meu registro.