Acéfalos: Filme: Bianca de Nanni Moretti (Itália, 1983)

sexta-feira, setembro 25

Filme: Bianca de Nanni Moretti (Itália, 1983)

Resumo:

Michele não é apenas um celibatário, é verdadeiramente um homem só. Cheio de manias e fobias, fetichismos e obsessões, tem como passatempo prezar para que seus poucos amigos continuem casados e felizes, além de observar a vida cotidiana de seus vizinhos.

É o novo professor de matemática de uma escola privada e elitária, a "Marilyn Monroe", onde tudo - corpo docente, posteres, e os Jukeboxes instalados um em cada sala - são grotescos e paradoxais. Constantemente se vê alterado e com raiva quando percebe que sua turma pouco pode abstrair de um teorema.

Neste universo de insegurança e incerteza, se vê apaixonado por sua colega Bianca, mas não se arrisca a manter uma relação com ela. Enquanto isto, Michele se vê envolvido em uma série de estranhos homicídios seu apartamento e seus amigos.

Trecho final em que Michele confessa seus crimes ao comissário, e expõe seus pensamentos sobre as pessoas e os sapatos.

- E quando vi seus sapatos, eu sabia tudo sobre seu dono. É um homem que sofreu, que tem apenas um par de sapatos de uma vez, que gradualmente se desgastam, se gasta, perdem a sua cor.

Quando olhei para o seu calçado, pensei: agora eu posso dizer imediatamente...

- O quê? (Inspetor)

- O que eu sou o que ele procura, que fui eu.

- Mas por que? ... eram seus amigos, o que eles fizeram?

- Eu estava decepcionado. Amigos te decepcionam, as pessoas comuns não.

Eu gosto de casais felizes, eu vou ajudá-los a seguir no caminho certo, dou conselhos, mas não quando eles fazem erros tão estúpidos.

Eles começam a dizer mentiras, se separam, e em seguida, voltam a estar juntos. mas aí é tarde demais.

Porque agora eles estão feridos e, em seguida, não querem ver o que é ruim.

Numa primeira vez se é mais fácil de julgar, como com os sapatos: não foram apenas alguns modelos, muito típicos, eles eram um tipo de calçado e nada mais.
Mas agora tudo é mais confuso, o estilo está entrelaçado com o outro, as coisas estão mais claras

- Não, desculpe, nós estávamos falando de seus amigos ... (inspetor)

- Sim, amigos não podem se comportar assim, porque eu me tornei amigo desde o primeiro encontro. Eu decido amar, eu escolho, e quando eu escolho é para sempre.

- Você tem filhos?
- Sim, dois (inspetor)
- Dois? ... É triste morrer sem filhos

O filme todo contém textos fantásticos e cenas perturbadoras e engraçadas. Bem típico desse cineasta que já fez Caro Diário e o Quarto do Filho.

Tem tanta sensibilidade no decorrer da trama que você é trtansportado para dentro do filme.

... Infelizmente não há cópia brasileira deste clássico do cinema ...